A influencia respiratoria bucal no crescimento facial
A INFLUÊNCIA DA RESPIRAÇÃO BUCAL NO CRESCIMENTO FACIAL
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ORTODONTIA
UNICASTELO-SP
2002
PAULO CUSTÓDIO DE BARROS
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ORTODONTIA
Monografia apresentada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UCCB (Universidade Camilo Castelo Branco), como requisito parcial, para aprovação e obtenção de grau no “Lato-Sensu” em Ortodontia sob orientação do professor Dr. Flávio de Andrade Alves, em 2002.
UNICASTELO – SP
2002
AGRADECIMENTOS
Agradeço a todos aqueles que compartilharam seus conhecimentos, no decorrer da minha formação, no curso de Atualização em Ortodontia. Entretanto quero agradecer ao Professor Doutor Flávio de Andrade Alves por me confiar seus conhecimentos, e despertar em mim o entusiasmo pela Ortodontia. Aos assistentes e colegas de turma que tanto contribuíram em minha formação.
DEDICATÓRIA
À minha esposa Janete, pelo seu apoio, carinho, compreensão e amor, e aos filhos Paulo e Murilo que sempre estiveram ao meu lado.
RESUMO
Este trabalho visa relatar a influência da respiração bucal no crescimento facial, onde este padrão respiratório alterado modificará a postura da cabeça, a morfologia craniofacial e a morfologia do arco dentário. Obstrução nasal causadora de respiração bucal pode ser resultado de adenóides hipertróficas, rinites alérgicas crônicas ou desvios anatônicos. O ato de levar a cabeça para uma posição de extensão é um mecanismo autônomo para aumentar a dimensão do fluxo de ar bucal, entretanto, este levantamento da cabeça altera o tônus muscular facial e gera, a longo prazo, mudanças morfológicas craniofaciais e oclusais. A relação causa efeito que convenientemente explica obstrução nasal e modificações morfológicas tem natureza