Algoritmo de berkeley
Antes de começar a falar sobre o algoritmo de Berkeley é necessário entender o funcionamento de um algoritmo. Um algoritmo não necessariamente representa um programa voltado para computador e sim os passos necessários para executar uma determinada tarefa. Ele pode ser desenvolvido por um computador ou por outro tipo autômato ou até mesmo por um ser humano. O algoritmo nada mais é do que um conjunto de instrução com um objetivo.
O algoritmo de Berkeley é o método que faz o relógio distribuir e sincronizar computadores. O funcionamento dele é bem preciso, ele faz uma consulta em cada computador todos os dias e verifica os valores dos relógios. Efetua uma media dos dados coletados e informa a cada maquina para que se ajuste. Atrasando ou adiantando. O servidor mestre usa estimativas RTT para estimar o valor dos relógios dos computadores dentro dos grupos. Caso o servidor mestre venha a falhar um novo computador mestre é eleito.
Passos do funcionamento de Berkeley: 1. Pesquisas de servidor de cada cliente. 2. Cada cliente responde ao servidor o seu tempo local. 3. O servidor de estima o tempo dos clientes local (semelhante à Técnica de Cristian), e as médias do tempo (incluindo o leitura própria do servidor).
Conclusão:
O algoritmo de Berkeley tem técnicas semelhantes a de Cristian embora seja um outro algoritmo. Um algoritmo interessante , onde se possibilita a sincronização dos relógios fazendo com que todos os dispositivos operados por eles trabalhem seguindo apenas um horário informado pelo