Resolução Criativa do conflito Resumo
O conflito como resolução de problemas torna-se parte do processo de auto testagem e auto avaliação que viabiliza o prazer de usar plenamente as capacidades individuais.
No plano individual e no Criativo, as características dessa resolução são parecidas com relação aos processos do pensamento criativo e da resolução colaborativa de problemas grupais.
Elementos básicos para o pensamento criativo, que sofrem influência das condições sociais, individuais: Surgimento de um nível apropriado de motivação, desenvolvimento de condições para reformulação do problema e disponibilidade de ideias diversificadas, combinadas em padrões novos e variados.
Junto a essas condições, o ambiente que permita ao indivíduo atenção, liberdade para se expressar sem medo de censuras e ausência de pressão psicológica é importante, pois reduz a defensividade e a tensão, abre portas ao novo ou não familiar, evitando a estereotipia de pensamento.
Características dos solucionadores criativos: Inteligência acima da média, exposição a experiências diversas, Habilidade de jogar com as ideias, capacidade de associações remotas, receptividade a memórias e analogias, preferência pelo novo e o complexo e independência no julgamento.
A oportunidade de comunicação com pessoas criativas, atmosfera social encorajante da troca de ideias e valorizadora da originalidade e inovação são exemplos da influência de condições sociais. Através dela, a visão otimista de que, soluções construtivas resolvem problemas antes insolúveis.
É rara a aplicação de recursos cognitivos plenos para a resolução de conflitos e os recursos institucionais para este fim ainda são bem precários e os últimos se põem a serviço da supressão dos conflitos a nível: internacional, nacional, interorganizacional, organizacional, intergrupal e interpessoal.
Em todos os níveis e setores falta treinamento em técnicas de resolução construtiva de conflitos. Não se desenvolve plenamente a competência