Resolu Ao De Problema E Jogos
Fernanda dos Santos Menino
Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG/Minas Gerais/ Brasil fernanda.menino@ifmg.edu.br Lourdes de la Rosa Onuchic
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP/Rio Claro/Brasil lronuchic@gmail.com Resumo
Neste trabalho, pretende-se tratar das relações entre Jogo e Resolução de Problemas, a partir de concepções de alguns autores para, em seguida, estabelecer a nossa. Na literatura encontra-se o termo situação-problema, para denominar qualquer situação, em sala de aula, que envolva problematização, o que amplia a conceituação de resolução de problemas. Dependendo da intencionalidade do professor, para viabilizar o trabalho com situações-problema, os jogos, se bem trabalhados, atendem às necessidades. É apresentado o Jogo dos Sete Quadrados ou o Problema de Perelmán e nossos avanços nesse Problema. Uma das características dos resultados obtidos para o Problema de Perelmán é que eles são frutos de nossos estudos, pesquisas e ações, que se desenvolveram junto a alunos e professores de muitas instituições e em diferentes níveis de ensino.
Palavras-chave: Jogo, Resolução de Problemas e Problema de Perelmán
Jogo e Resolução de Problemas
A literatura aponta, como em Lopes e Rezende (2010, p.663), que o ensino tradicional da matemática que se baseia na apresentação oral do conteúdo pelo docente abordando definições e posteriormente demonstrações de propriedades, exercícios de fixação e de aplicação, tem-se mostrado ineficaz.
Segundo os PCN-1997
É relativamente recente, na história da Didática, a atenção ao fato de que o aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio num contexto de resolução de problemas. (BRASIL, 1997, p.
40)
Ainda, esse documento destaca que um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte