Sistema Digest Rio 1 Pat
A digestão é um processo físico-químico complexo que, durante horas, mobiliza vários dos nossos sistemas para nos proporcionar a assimilação dos nutrientes indispensáveis à sobrevivência.
A fome, o cheiro ou a visão desencadeiam a ação nervosa de insalivação e de secreção gástrica. A digestão tem início na boca, pela mastigação e pequena ação enzimática, seguindo-se da deglutição até o alimento chegar ao estômago. Depois de bem fragmentado e misturado com os diversos sucos digestivos, o alimento começa a sofrer ação enzimática. Regulando todo o processo atuam o sistema nervoso e os hormônios. No intestino ocorre a absorção dos nutrientes e estes vão para o sangue para ser distribuído para todo o corpo.
Digestão humana
O tubo digestório humano é formado pela: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Além das glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Digestão na boca: o alimento é mastigado pelos dentes e com a ajuda da língua é misturado a saliva. Na saliva existe uma amilase, a ptialina, que digere amido e outros polissacarídeos como a maltose.
Deglutição: o alimento passa pela faringe e segue para o esôfago, tubo musculoso que impulsiona o bolo alimentar por ondas peristálticas até o estômago. A epiglote impede que o alimento passe para a traquéia.
Digestão no estômago: o estômago é uma bolsa musculosa,localizado no lado esquerdo superior do abdome abaixo das costelas. Na entrada do estômago existe o esfíncter cárdia, que permite a entrada do alimento no estômago, onde ocorre a mistura do alimento com o suco gástrico ácido, pois contém ácido clorídrico. O ácido clorídrico mata parte das bactérias ingeridas com os alimentos, funcionando como um anti-séptico. O suco gástrico contém a pepsina que digere proteínas e a renina que é uma lípase ( digere lipídios) fraca. O alimento pode ficar até 4 horas no estômago, formando uma massa semilíquida denominada quimo.
Digestão no intestino: o quimo sai do