Resistencia e resistividade elétrica
Centro de Apoio à Educação a Distância
Licenciatura em Matemática
José Ramos da Cruz - 2009100853
FÍSICA EXPERIMENTAL
RESISTIVIDADE ELÉTRICA
Governador Valadares
Abril 2011
RELATÓRIO
Resistividade Elétrica
Autor: José Ramos da Cruz Turma: 2009100853
Local: Governador Valadares, 16 de abril de 2011
Objetivos da experiência • Diferenciar resistência elétrica de resistividade elétrica; • Utilizar um multímetro, na função ohmímetro, para a medição da resistência elétrica. • Determinar a resistividade elétrica de um fio de metal.
Introdução
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm(lei em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm), e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica (I) é estabelecida em um condutor, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o condutor. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência elétrica (R) à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica ([pic]).
Fatores que influenciam na resistividade de um material: ▪ A resistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. ▪ A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. ▪ A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito. ▪ A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.
A Lei de Ohm indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é