Análise do livro crime e castigo
Marmieládov
domingo, 28 de setembro de 2008
“(...) é na bebida que procuro a compaixão e o sentimento (...) Bebo porque quero exclusivamente sofrer.” – Marmieládov
Este é um personagem chave na condução da história de Crime e Castigo, principalmente no que cerne as tomadas de decisões do protagonista Raskólnikov.
Marmieládov é um perdedor confesso. Marmieládov, víuvo e com uma filha de quatorze anos, decide se casar com Catierina Ivánovna, recém víuva com três filhos pequenos e desamparada por seus pais. A situação de Carierina Ivánovna é comovente e Marmieládov decide cuidar dela e dos pequenos por toda a sua vida. É uma figura apaixonada por sua esposa e a admira muito por todo o seu histórico, de tal modo que quando é demitido de seu emprego, um ano após o casamento, não aguenta o baque e se entrega a bebida.
Depois de um ano e meio desempregado, consegue um novo emprego, porém perde na sequência por sua própria culpa, provavelmente graças aos problemas ocasionados pelo alcoolismo. Com o aluguel atrasado e pressionado pela condições de miséria a qual vive toda a sua família, vê sua filha do primeiro casamento tornar-se uma prostituta para sustentar a casa. A vergonha desta situação faz com quê Marmieládov reclame o seu emprego de volta com o antigo chefe, que comovido com sua história, decide empregar novamente o ex-funcionário.
A notícia é recebida pela família com muita alegria e esperança, porém após uma semana, Marmieladóv pega todo o dinheiro arrecadado até então e some de casa para gastar tudo em bebida. Logo quando o dinheiro acaba, recorre a Sônia – sua filha prostituta – para pegar dinheiro para beber mais.
Todo este relato é descrito para Raskólnikov em uma taberna onde Marmieládov bebe. Todos conhecem a sua história. Raskólnikov o leva de volta para sua família e questiona se todos os homes não seriam sacanas por natureza, afinal porque Marmieládov, depois de tantas oportunidades, continuava fazendo estas coisas,