Analise critica livro crime e castigo
RENY LOPES DOS SANTOS
TEORIA PSICANALÍTICA DA PERSONALIDADE:
ANÁLISE DO LIVRO:
CRIME E CASTIGO
VITÓRIA
ABRIL
INTRODUÇÃO
Crime e Castigo é um livro que retrata a historia de Raskólnikov, um estudante miserável que vive em São Peterburgo, que por falta de recursos abandona a faculdade, mora num cubículo miseravel em um hotel e que passa dias planejando por em pratica suas teorias e planos. A principio matar para rouba e conseguir recursosr, mas no decorrer da leitura percebe-se que o enredo é bem mais que a luta pela sobrevivencia à miseria, a luta é pelos seus conflitos internos.
Raskólnikov reflete o drama que foi a vida de seu criador – Dostoievski, o autor retrata no personagem e no cenario da historia suas proprias vivencias, conflitos e traumas.
Raskólnikov consegue por em pratica seus planos, mas depois disso o restante do livro se trava numa luta psíquica entre o consciente e o insconciente, entre o certo e o errado, entre id , ego e superego.
O autor: Dostoievski
Crime e Castigo: a obra mais famosa de Dostoievski, um dos maiores escritores da literatura russa.
Fiódor Mikhailovich Dostoiévski nasceu em Moscou onde seu pai era médico. Seu pai era autoritário e imprimia uma disciplina severa aos seus sete filhos, embora os incentivassem à cultura. A mãe morre precocemente de tuberculose, era a protetora dos filhos e muito amorosa, após sua morte o esposo mergulha na depressão e no alcoolismo, sendo que Dostoiévski e seu irmao são enviados para São Petersburgo para a escola de engenharia onde começou seu interesse pela Literatura.
Em 1839 seu pai morre e Dostoiévski passa a ter questões de culpa por ter várias vezes ter desejado a morte do pai. Essa questao da culpa acaba se transparecendo no livro e seus personagens.
Foi preso por engajar-se na luta democratica contra regime autoritário sendo obrigado a trabalhos forçados na sibéria onde permaneceu até 1854. Retornou à