Relatório de física: Resistência e Resistividade Elétrica
Amanda Vasques
Douglas Sena
Florêncio Costa
Artur Carvalho
Erick Alves
Experiência 02:
RESISTÊNCIA E RESITIVIDADE ELÉTRICA
Salvador
2014
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Experiência 02:
RESISTÊNCIA E RESITIVIDADE ELÉTRICA
O presente relatório, baseado em experimentos práticos laboratoriais, foi solicitado pelo professor
Carlos Vinicius, com o objetivo de avaliação parcial da
II Unidade da disciplina de Física, do curso de refrigeração e Climatização no Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.
Salvador
2014
1. TÍTULO:
Resistência e Resistividade Elétrica
2.OBJETIVOS:
A Eletrodinâmica é o ramo da física que tem por objetivo estudar as situações onde as partículas eletricamente carregadas, elétrons, perdem seu equilíbrio eletrostático e passam a deslocar-se em uma direção e sentido ordenado. Toda vez que há um deslocamento de elétrons em direção a um sentido específico têm-se a denominada Corrente Elétrica.
Para que haja este movimento é necessário que exista uma Diferença de Potencial (DDP) entre dois pontos, esta diferença conhecida também como tensão e/ou voltagem, será responsável por permitir a locomoção destes elétrons e assim formar a corrente. À medida que os elétrons se locomovem estes encontraram oposições naturais apresentadas por toda a matéria denominada resistência elétrica.
A prática laboratorial realizada no dia 11 de novembro de 2014 direcionou-se a análise e compreensão de tais fenômenos da eletrodinâmica. Tendo, portanto, como objetivo efetuar uma análise descritiva baseada na prática sobre os princípios fundamentais da eletrodinâmica, a qual vem sendo abordada em classe por meio das aulas teóricas expositivas ministradas ao longo da II Unidade, no Instituto Federal da Bahia, pelo professor Carlos Vinicius.
Sendo assim,