CORRENTES
Relatório de Física Experimental lll
Resistores
07 de Novembro de 2012
Universidade Estácio de Sá
Relatório: Laboratório de Física
Experimentos: Resistores
Submetido ao: Prof. Jorge Antunes
Nome: José Aldenir Rodrigues de Sousa N.º 2011 0216 1276
I – Título: Eletrodinâmica – Resistores
II – Objetivo: Verificar as interferências dos materiais na condutividade e resistividade elétrica.
III – Teoria:
Corrente elétrica
A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial, geralmente obtido através de uma bateria. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.
Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e portanto ela irá brilhar.
A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm.
Unidades e conversões importantes para o estudo da eletricidade:
Resistência elétrica
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor.