as dificuldades da inclusão
PEDAGOGIA
FABRÍCIA PEREIRA MAGALHÃES
trabalho interdisciplinar
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Montes Claros
2011
FABRÍCIA PEREIRA MAGALHÃES
trabalho interdisciplinar
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e linguagem, Psicologia da Educação, Educação e Diversidade e O trabalho do pedagogo no espaço educativo
Profs. Lilian Salete, Carlos Eduardo, Fábio Luiz Silva e Vilze Vidotte Costa.
Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera.
Tutor(a) de sala:
Montes Claros
2011
INTRODUÇÃO
Após pesquisa realizada, vemos a dificuldade de trabalhar com inclusão de alunos portadores de alguma deficiência dentro da escola.
Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como perfeitos e não perfeitos, normais e anormais.
O despreparo da escola, dos professores e dos alunos, faz com que a inclusão se torne algo até mesmo assustador para todos.
O desconhecido é algo que assusta, como não estamos preparados suficientemente para tal ato, agimos de formas as vezes inaceitáveis, gerando assim o preconceito, que é algo que se desenvolve nas pessoas de forma assustadora, e tal atitude vai passando de um para o outro, tornando-os pessoas ignorantes, que não compreendem a necessidade individual de cada um.
É necessário um trabalho em conjunto com todos, para que a inclusão venha a ter êxito, nas escolas e no dia- a – dia de cada individuo.
As Dificuldades da Inclusão
O termo inclusão já trás implícito a idéia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já