As dificuldades dos professores no processo de inclusão de alunos surdos
Introdução
Com o intuito de analisar as dificuldades encontradas pelos professores de ensino regular com a inclusão de surdos em sala de aula, preparamos um questionário, para compreendermos a problemática passada por esses docentes, as dificuldades, os desafios e experiências com intérpretes em sala, a dificuldade do aluno surdo com a Língua Portuguesa, sendo a segunda língua adquirida pelo aluno surdo. Distribuímos a 7 (sete) professores da rede Municipal de Linhares, para fazermos aqui uma avaliação dos resultados envolvidos e percebidos pelos docentes em escolas regulares. Cabe ressaltar, que analisaremos também as dificuldades que o surdo apresenta em ambiente escolar e sua trajetória educacional.
As dificuldades dos professores no processo de inclusão de alunos Surdos
Samara G. Vieira Wellington Fonseca
“O ato de acolher a todos em suas diferenças não implica numa submissão ao grupo dominante. Os surdos revelam-se como um bom exemplo. Apesar de esmagados pela hegemonia ouvinte que tenta anular a sua forma de comunicação (a língua de sinais), procurando assemelhá-los cultural e linguisticamente aos ouvintes, resistem a essa imposição, reivindicando seus direitos lingüísticos e de cidadania”. (QUADROS, Ronice Müller de. 2006)
A complexidade encontrada de acordo com a citação acima permeia entre os surdos uma cultura que expressa sentimentos e tem sua própria língua, mas muitas vezes encontram dificuldade em se desenvolver perante indivíduos com culturas diferentes. O início da inclusão no Brasil teve influência de dois eventos educacionais que discutiram o fracasso escolar. O primeiro evento, a Conferência Mundial de Educação para Todos, ocorreu na Tailândia em 1990 e o segundo evento,