Resumo 2º reinado
O segundo reinado é o momento da história do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II que se inicia em 23 de julho de 1840, com a alteração da constituição D. Pedro é declarado maior de idade com 14 anos, e, portanto, apto para assumir o governo. E no dia 15 de novembro de 1889 termina o segundo reinado com a proclamação da república.
O governo de D. Pedro II durou 49 anos e foi marcado por grandes transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil.
• Política
A política é marcada pela disputa entre partido liberal e conservador. Ambos os partidos defendiam quase os mesmos interesses, pois era elitista. Neste período o imperador escolhia o presidente do conselho de ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria. Nas eleições era comum a compra de votos, fraudes e até atos violentos para garantir a eleição.
• Progresso cultural
O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas.
• Guerra do Paraguai
Conflito armado em que o Paraguai enfrentou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) com apoio da Inglaterra. Durou entre os anos de 1864 e 1879 e levou o Paraguai a derrota e a ruína.
• Crise do império Fatores da crise do império • militar Os militares, conscientes de seu valor e importância graças à vitória na guerra, passaram a exigir uma participação mais ativa na vida política do país; Aos poucos, suas queixas contra a monarquia foram se tornando públicas e entre os oficiais se desenvolvia o ideal republicano. • Religioso
Pela Constituição de 1824, o Estado brasileiro estava unido à Igreja por meio do padroado e do beneplácito; Após a unificação italiana – cujos líderes eram maçons -, o Papa Pio IX condenou a maçonaria e proibiu que