Roaming x handoff
DIRETORIA DE EXATAS
Engenharia Elétrica – Turma – 9A – Sala 1022
ROAMING X HANDOFF OU ( HANDOVER )
Orientador: Camila Campos Dias
São Paulo
2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
FABIO POLISCZUK
RA: 911113700
Assinatura:_________________
Trabalho sobre Roaming x Handoff
São Paulo
2013
1.
INTRODUÇÃO
Quando se iniciou a comunicação móvel, existia a meta de cobrir uma extensa área com apenas um transmissor de alta potência, que seria uma antena colocada em uma região alta. Isso de certa forma era interessante, visto que se conseguia uma boa cobertura com pouca infra -estrutura. N o entanto, a capacidade de usuários simultâneos que se conseguia era muito pouco. Só para citar como exemplo, “o sistema móvel da Bell em Nova Iorque, em 1970: o sistema suportava um máximo de apenas doze chamadas simultâneas em uma área de mais de dois mil quinhentos e oitenta quilômetros quadrados”
Observando exemplos como esse, viu -se a necessidade de uma reestruturação do sistema de telefonia por rádio. O conceito celular foi primordial para se resolver os problemas dos sistemas de comunicação móvel, como a limitação de usuários. A ideia do conceito celular é substituir a aquele único transmissor de alta potência por vários transmissores com menor potência, que cobrem uma região menor (célula). Daí o conceito de telefonia celular.
Cada transmissor teria a capacidade de suportar n u suários, e com isso aumentaria também a capacidade de usuári os. Essas mudanças foram ocorrendo com o decorrer do tempo e de estudos. Com isso,chegamos ao sistema de telefonia celular como é utilizado hoje.
2.
ROAMING ou (INTINERÂNCIA).
A operação roaming possibilita que o usuário de um sistema celular fale em outr o sistema como visitante. Na figura 1 é mostrada uma representação da operação roaming, a estação móvel (localizada na CCC a direita da figura 1) esta em uma estação visitante e realiza a comunicação com outra