Telefonia celulkar
5948 palavras
24 páginas
Capítulo 7: Telefonia Móvel Celular7.1. Introdução
Um sistema móvel é definido como uma rede de comunicações por radio que permite mobilidade contínua através de muitas células. A comunicação sem fio, por outro lado, implica em comunicação por radio sem necessariamente requerer a passagem (handover) de uma célula a outra durante a conversação.
O oferecimento de comunicação móvel por radio à população tem se tornado uma área de intensa pesquisa e desenvolvimento acelerado nos últimos anos.Isto deve ser combinado com o interesse crescente em evitar os custos elevados associados à instalação e recolocação em ambientes interligados por fios.
Diversos sistemas foram propostos e alguns já estão em operação, para manusear o controle e tráfego de informação em sistemas moveis. Dentre outros, é possível citar: Acesso Múltiplo por Divisão em Código (TDMA) e
Acesso Múltiplo por Divisão em Freqüência (FDMA).
Um sistema de telefonia móvel convencional seleciona um ou mais canais de RF para utilização em áreas geográfic as específicas. A área de cobertura é planejada para ser a mais ampla possível, o que implica em uma potencia de transmissão elevada.
No sistema de telefonia móvel celular, área de cobertura é dividida em regiões chamada células, de modo que a potencia tra nsmitida seja baixa e as freqüências disponíveis venham a ser utilizadas.
7.2. Sistemas Celulares Analógicos em Operação Comercial
As maiorias dos sistemas de telefonia móveis celular atualmente em operação comercial são analógicos e bastante semelhante. Todos, de um certo modo, baseiam-se no sistema AMPS (Advanced Mobile Phone Service), desenvolvido nos EUA. Nesse sistema, os sinais de voz modulam em freqüência (FM) as portadoras dos canais. A sinalização, que opera a uma taxa de 10Kbps, utiliza modulação FSK (Frequency Shift Keying).Tanto os canais de voz, quantos os de sinalização ocupam, individualmente, uma largura de faixa de 30KHz.
O método de proteção para as mensagens