Relat rio de Avalia o de Po os
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE POÇOS
A Resistividade Elétrica dos Materiais
MACEIÓ
31/08/2015
CINTHIA DEVILLART MOTTA
A RESISTIVIDADE ELÉTRICA DOS MATERIAIS
Prática laboratorial direcionada à disciplina de Avaliação da Formação de Poços, ministrada pelo professor Ernesto Vargas Bautista, como instrumento avaliativo no curso de Engenharia de Petróleo do Centro Universitário Tiradentes.
MACEIÓ
31/08/2015
Sumário
1 Introdução 4
2 Objetivo 5
3 Método Experimental 6
3.1 Materiais e Equipamentos 6
3.2 Procedimento Experimental 6
4 Resultados 6
5 Conclusão 6
6 Questionário 7
7 Bibliografia 8
1-INTRODUÇÃO
A resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for à resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente elétrica. Para entender a resistividade elétrica, vejamos primeiro o conceito de resistência elétrica.
Quando um material é submetido a uma diferença de potencial, é estabelecida uma corrente elétrica entre os seus terminais, que é caracterizada pelo movimento das cargas elétricas livres em seu interior. Durante esse movimento desordenado das cargas, vários elétrons chocam-se uns com os outros e com os átomos que constituem o condutor (normalmente algum metal), o que dificulta a passagem da corrente elétrica. Essa dificuldade é denominada resistência elétrica.
A resistência elétrica depende das características e do material de que é feito o condutor. Observe a figura:
Condutor de eletricidade com área de seção transversal A e comprimento L
Quanto maior for à área de seção transversal A, menor será a resistência do condutor, uma vez que é mais fácil a passagem das cargas elétricas por uma área maior;
Quanto maior for o comprimento L do condutor, maior