Resiliência em vitimas de traumas psicologico
Texto: promovendo resiliência em vitimas de trauma psicológico
Diante das diversas situações do dia a dia em que vivemos, é impossível não se passar por qualquer tipo de adversidades durante a jornada da vida, desde um estresse,um termino de relacionamento, à morte de um ente querido, tornando assim vitima de trauma psicológico.
Os traumas nascem na vida de algumas pessoas devido a um acontecimento muito ruim vivido pela mesma, ou por uma experiência que ocorreu várias vezes, a mesma fica com “medo” que possa ocorrer de novo, sempre lembrando do passado e do ocorrido tornando a pessoa confusa e insegura, e muitas vezes com medo de encarar o mundo de frente. Ele pode aparecer dentro das pessoas, por diversos motivos que venham a enfrentar, chegando ao ponto de perder as forças em seguir a vida, e para outros esse processo é difícil, mas é elaborado, o individuo continua a viver.
Ao passar por uma situação traumática, muitas pessoas procura ajuda profissional para ajuda-lo na solução do problema. O psicólogo é um desses profissionais que possui formação para disponibilizar-se a tal ajuda. A psicologia positiva , que é um ramo da ciência psicológico, vem enfatizando o estudo das virtudes humanas, as investigações realizadas pela psicologia positiva tem demonstrado que uma vida mais saudável e feliz depende de sistemas de adaptação que nos permitam vivenciar plenamente as experiências . Dentre eles, um essencial a RESILIÊNCIA. Job(2003) que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Dando o individuo a capacidade de lidar com problemas, superando obstáculos e resistir a pressão de determinada situações adversas, sem entrar em surto psicológico. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar