Documentos da escola
Nado crawl O nado crawl é mais conhecido e praticado, mas muitos atletas, iniciantes ou não, ainda tem dificuldade em manter a posição correta na água, o que acaba atrapalhando o desempenho. O erro mais frente acontece quando a postura incorreta do corpo acaba se tornando um vício para o nadador. Um dos segredos é deixar os ombros, costas, pernas e pés alinhados e apenas alguns centímetros abaixo da superfície já que qualquer desnível da posição do corpo aumenta o atrito com a água fazendo com que o nadador canse mais rapidamente. Este atrito é geralmente causado pelo abaixamento das pernas provocado pela elevação da cabeça. A maioria dos iniciantes neste estilo tem dificuldades com a respiração. Uma das dicas para evitar erros durante a prática do crawl é girar a cabeça ao respirar ao invés de elevá-la. Esse rolamento, que deve ser feito igual para ambos os lados, aumenta a eficiência do nado e auxilia diretamente no movimento das pernas e dos braços. Os braços são os propulsores do nado e sua ação é dividida em dois momentos: abaixo da superfície (fase propulsora) e acima da superfície (fase de recuperação)
Respiração
A respiração é diferente de quando estamos fora da água. Dentro dela devemos expulsar a água pelo nariz para que ela venha entrar pela boca no momento da inspiração. A respiração é lateral e feita para o lado em que o braço recupera. A cabeça vira na mesma direção do rolamento corporal. Ela pode ser feita de maneira unilateral, r2, r4, r6… ou de maneira bilateral r3, r5, r7 …
A velocidade da água cria uma onda e uma cavidade em torno da cabeça, o que facilita a respiração.
NADO COSTA
Posição do Corpo.
Numa visão lateral, deve observar o nadador em decúbito ventral com o peito numa posição plana e horizontal ao nível da água, devido à mecânica do batimento de pernas, o quadril pode permanecer ligeiramente baixo em relação ao nado crawl. Deve ser evitada a tendência de ficar na posição vertical como se tivesse sentando na