Corrente alternada
Mas o sentido convencional adotado no meio científico é o sentido do movimento das cargas positivas:
Porém, se a diferença de potencial variar com o tempo, o fluxo de cargas elétricas vai mudar, de acordo com a variação na tensão. Quando esta variação da tensão oscila entre valores positivos e negativos, ou seja, a polaridade alterna-se entre positiva e negativa, pode-se dizer que a corrente elétrica gerada é uma corrente alternada.
As correntes elétricas alternadas em geral obtidas variam de forma senoidal com o tempo. Ou seja, oscila senoidalmente entre valores máximos e mínimos. A expressão para a força eletromotriz tem a forma:
ε = εm . senω . t
εm é a amplitude máxima da força eletromotriz e ω é a frequência angular em rad/s. Conforme mudam os valores do tempo, a amplitude da força eletromotriz também muda. Para os diferentes n inteiros a partir de 0, a força eletromotriz é nula. Os valores mínimos ocorrem para os n.π, com n variando de 0 a ∞. Os valores máximos da força eletromotriz ocorrem para os (n + ½).π, com n inteiros variando de 0 a ∞.
Imediatamente após aplicada a tensão, a corrente elétrica varia de maneira irregular com o tempo. Este é o chamado efeito transiente. Após cessar o transiente, a corrente elétrica oscila de maneira senoidal da mesma forma que a tensão aplicada.
A expressão para a intensidade da corrente elétrica tem a mesma forma da equação para a tensão, embora agora