Corrente alternada
Corrente Alternada
1
comportamento da tensão nos terminais da bateria ao longo do tempo: A tensão não muda, permanece constante.
2
Tensão Alternada
O seu valor e polaridade longo do tempo. se modificam ao
Conforme o comportamento da tensão temos os diferentes tipos de tensão alternada: senoidal, quadrada, triangular, pulsante, etc. De todas essas, a senoidal é a que tem um maior interesse, pois é esta a tensão gerada nas usinas e que alimenta as industrias e residências.
3
Considerando o circuito da figura abaixo, no qual temos duas baterias e uma chave que ora conecta a bateria B1 ao resistor, ora conecta a bateria B2 ao resistor. Vamos supor que cada bateria fica conectada ao resistor durante 1s. Como seria o gráfico da tensão em função do tempo nos terminais da bateria ?
4
Tensão Senoidal
A grande vantagem da alimentação em AC, comparativamente à DC onde as grandezas têm uma evolução constante no tempo, verifica-se na eficiência do transporte de energia por esta se poder fazer a muito alta tensão; a tensão alternada produzida numa central é elevada por um transformador que, conseqüentemente diminui, aproximadamente, na mesma proporção a corrente; as perdas são assim menores em alta tensão, do que seriam se a energia fosse transportada ao nível de tensão a que é produzida. Esta foi a principal razão porque os sistemas AC se impuseram face aos sistemas DC.
5
Tensão Senoidal
É uma tensão que varia com o tempo de acordo com uma lei senoidal, portanto nesse caso temos uma expressão matemática para expressar a tensão (no caso da tensão quadrada não temos). A expressão matemática é: v(t)= VM.sen(ω t + θo) ou ω v(θ) = VM.sen θ θ
Onde VM (em V) é o valor de pico (valor máximo que a tensão pode ter), ω em (rd/s) é a freqüência angular e θ0 (rd ou graus) é o angulo de fase inicial, θ é o ângulo num determinado instante t. Observe que a relação entre