Resenha Crítica
CURSO DE PSICOLOGIA
RESENHA CRÍTICA
ACADÊMICOS
Diginane Santiago
Hannh Rani Rodrigues Marques Juliane Serrão da Silva
Karla Andreia de Sá Nogueira Quirino de Souza
Relice dos Santos Castro
MANAUS
2015
ACADÊMICOS
Diganane Santiago
Hannah Rani Rodrigues Marques
Juliane Serrão da Silva
Karla Andreia de Sá Nogueira Quirino de Souza
Relice Dos Santos Castro
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina Processos Psicológicos Básicos, ministrado pelo Profa André Luiz de Carvalho Braule Pinto
MANAUS
2015
PERES, Julio.f.P.; MERCANTE, Juliane P.P; NASELLO, Antônia G. Artigo:Promovendo resiliência de trauma psicológico. Porto Alegre, 2005.
Alguns eventos da vida causam traumas que resultam em "medo" de repetição do fato. As lembranças do passado e do ocorrido geram confusão e insegurança, tornando o medo a sombra permanente na vida do indivíduo. O sentimento traumático aparece por diversas situações em razão das formas cognitivas como são apreciados os fatos vivenciados.
No artigo, o conceito de crise é visto como uma forma de desequilíbrio emocional onde o indivíduo não consegue lidar utilizando as ferramentas de manejamento usadas em situações habituais. Ressalta-se que é um acontecimento usual, o qual a pessoa provavelmente passará em diversas situações da vida e a forma de vivenciar as situações varia de sujeito para sujeito. No entanto, não é a crise somente como algo negativo, mas também uma oportunidade positiva, por meio dela há a possibilidade de reorganizar situações passadas, se apropriar da situação atual, bem como construir novas estratégias de resolução para situações futuras.
Então o trauma como algo impactante, imprevisível, podendo ocorrer em qualquer momento ou local e com eventos desencadeantes que são amplos. Portanto, traz danos e efeitos duradouros não só à pessoa vitimada, mas também à família e comunidade sempre presente.
Os