Resenha texto 1
As autoras do artigo tem como principal função social alcançar prioritariamente acadêmicos e profissionais de psicologia, porém, não se restringe somente a essa especificação, buscando atingir também o público de diversas áreas em geral. O texto apresenta uma visão ampliada, mesmo que de forma sucinta, de situações de emergências e catástrofes que causam crises e traumas, demonstrando propostas de intervenção para diferentes tipos de situações. Para realização deste estudo, as autoras do escrito contextualizaram o texto por meio de revisão literária.
As escritoras tematizam os motivos que levam uma pessoa a um desconforto físico ou emocional, levando o indivíduo a uma situação de crise. O objetivo principal do trabalho é levantar questões sobre as crises que ocorrem nos sujeitos, sejam elas ocasionadas por causas naturais, ou provocadas pelo homem, objetivando também alcançar o melhor meio de tratamento da mesma. Para tanto é necessário salientar conceitos importantes que são abordados no decorrer do artigo.
O texto é bem estruturado e contem divisões, feitas em tópicos, que são importantes para o entendimento do leitor, a linguagem é de fácil compreensão, possuindo citações de autores importantes, conhecedores do tema. O presente artigo é dividido em introdução, onde é denotada as situações catastróficas, grande causadora de crises, causadas por situações naturais, como terremotos, tornados e enchentes. Nesse ponto fala-se também dos programas de saúde, que são voltados para uma ação imediata e não abrangente, portanto, trata-se de um método que não ajuda muito o individuo que está passando por uma crise deste