Tarefa 1 Resenha Texto 6
NICOLINI, Alexandre. Qual será o futuro das fábricas de administradores – RAE – Revista de Administração de Empresas. vol.43 nº 2 - São Paulo Apr./June 2003.
Conforme divulgado em seu curriculum Lattes, Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo realizado seu estágio de doutoramento na Université Paris Dauphine. É também Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professor Adjunto no Núcleo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio. Sua atuação profissional e orientação de pesquisa estão ligadas às inter-relações da aprendizagem individual, social, teórica e prática, baseadas em sua experiência como pesquisador, professor, gestor acadêmico, avaliador ad hoc do MEC e líder de tema de Processos de Ensino na ANPAD. Entre os seus trabalhos científicos, destacam-se os artigos que discutem a formação em Administração no Brasil e o seu papel como avaliador de trabalhos científicos nas mais importantes revistas e congressos científicos da área.
Em seu trabalho com o título “Qual será o futuro das fábricas de Administradores?” (2003), que tem como objetivo geral apresentar uma análise bibliográfica sobre a produção científica a respeito da formação do administrador tentando responder a questão de quais são as chances de sobrevicência do modelo de ensino em uso. Baseado na opinião de mestres como Paulo Freire e Guerreio Ramos, o autor busca provocar a discussão sobre o tema central ao questionar o fato dos cursos de Administração no Brasil seguirem uma tendência de aumento exponencial e de concentrar-se principalmente nas instituições privadas.
Após uma breve introdução ao tema, e na busca atender o objetivo proposto, o trabalho foi estruturado da seguinte forma: Primeiramente o autor faz um breve histórico do ensino