resiliencia
B) A organização do trabalho exerce sobre o homem uma ação específica, cujo impacto é o aparelho psíquico. Em certas condições emerge um sofrimento que pode ser atribuído ao choque entre uma história individual, portadora de projetos, de esperanças e de desejos e uma organização do trabalho que os ignora." Dejours (1987)
Os indivíduos reagem de forma diferente às dificuldades das situações de trabalho e chegam a este trabalho com a sua história de vida pessoal. Os problemas, neste contexto, nascem de relações conflituosas. De um lado, encontra-se a pessoa e sua necessidade de prazer; e do outro, a organização, que tende à instituição de um automatismo e à adaptação do trabalhador a um determinado modelo. A relação do individuo com o trablho reflete diretamente em sua produtividade, desempenho, satisfação pessoal e vida de maneira geral. Assim a importância de um ambiente de trabalho que proporciona benefícios que estão além do salario.
C) Em toda organização há uma cultura organizacional, muitas vezes a cultura da organização visão controle do sujeito a retirada da subjetividade do trabalhador, é na cultura que o sujeito irá ter gratificação e frustração do seu desejo, pois por mais que a organização tente permitir até certo ponto a satisfação do seu funcionário sempre terá frustrações, pois não há como realizar todos os nossos desejos. É preciso dentro da cultura da organização permitir que o sujeito possa transformar suas pulsões em criatividade, ou seja, as sublimar. Há uma cultura predominante em nossa sociedade de que não precisamos gostar daquilo que fazemos desde que possibilite o seu sustento, e isso