resiliencia
Como os relatos envolviam sentimentos e acontecimentos emocionais, a entrevistadora utilizou formas compreensivas para pergunta-la. Utilizaram gravação para haver uma analise da entrevista. Esta contribui para identificar fatores de risco e proteção. Também utilizou-se uma perspectiva ecológica da qual apoia na avaliação do processo de desenvolvimento e características da pessoa.
Relato de Caso Clínico em Psicologia
CASO:
Depressão pós-parto: Evidências a partir de dois casos clínicos.
AUTORES:
Giana Bitencourt Frizzo (Graduada na UFRS), Luiz Carlos Prado (Instituto da Família de Porto Alegre), Juan Luis Linares (Universidad Autónoma de Barcelona & Escola de Terapia Familiar do Hospital de la Sant Creu i Sant Pau), Cezar Augusto Piccinini (Graduado na UFRS).
FATOS:
Esse artigo buscou examinar a conjugalidade em duas famílias em que a esposa apresentava depressão pós-parto, com base no Inventário Beck de Depressão e em uma entrevista diagnóstica.
CARACTERÍSTICAS:
Os maridos não apresentavam depressão. O objetivo foi compreender a conjugalidade em famílias cuja esposa apresentava depressão pós-parto. As entrevistas foram realizadas individualmente com ambos os membros do casal, tendo sido gravadas e posteriormente transcritas. Muitas vezes a depressão foi negligenciada pela própria mãe, devido ao cansaço, ao acúmulo de tarefas e aos cuidados com o bebê.
CONCLUSÕES:
Os resultados revelaram que a conjugalidade estava sendo experienciada com dificuldades em ambas as famílias, mas de maneira particular em cada caso, especialmente com relação à comunicação entre o casal e consequentemente, estrutura de relação conjugal. Conclui-se então,