Agricultura familiar
Alexandre Henrique Fernandes Pompeu1; Emanoel Márcio Nunes2; Andreya Raquel Medeiros de França3;Isabelle Almeida de Oliveira; Rosimary da Silva Rocha.
RESUMO: Este trabalho visa analisar a produção de mel de abelha com base familiar nos territórios da cidadania Sertão do Apodi e Açu-Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, observando a produção e comercialização das agroindústrias familiares envolvidas na cadeia produtiva do mel. Busca-se, portanto, compreender a produção e as formas de comercialização que os produtores realizam. Como procedimento metodológico, Partindo da combinação de abordagens quantitativas e qualitativas, foi elaborado e aplicado 68 questionários. Em relação ao nível de pesquisa adotado, consistiu em uma pesquisa descritiva e exploratória e teve como estratégia de investigação o estudo de caso. Com a realização deste trabalho, foi possível identifica a produção familiar, as receitas geradas e destacar os municípios com maior e menor atuação na cadeia produtiva do Mel de abelha dos territórios da cidadania Sertão do Apodi e Açu-Mossoró, no estado do rio grande do norte, como também as dificuldades enfrentada pelas agroindústrias familiar na comercialização do próprio mel in natura como dos seus derivados, constatando potencialidades, mas também deficiências e desafios a serem superados, a exemplo da dificuldade que as famílias enfrentam na comercialização dos seus produtos.
PALAVRAS CHAVES: Agricultura Familiar; Agroindústria Familiar, Apicultura e Território.
INTRODUÇÃO
A partir do ano de 1990, devido a intervenção de políticas de desenvolvimento rural e de combate à pobreza do homem no campo, percebe-se uma mudança de enfoque e de entendimento sobre o desenvolvimento rural, este passa a ganhar espaço no Brasil, revitalizando o tema e gerando