Residência Pedroso
Arquitetos: BAK Architects
Localização: Mar Azul, Buenos Aires Province, Argentina
Colaborador: Arq. Diorella Fortunati
Área Do Terreno: 333 m2
Área: 95.0 m2
Ano Do Projeto: 2012
Fotografias: Gustavo Sosa Pinilla
O lugar
Se trata de um pequeno terreno em esquina situado na floresta de Mar Azul, cujas particularidades são: seu pequeno tamanho, a densidade da floresta (pinheiros de grande porte) e a abrupta diferença de nível entre as duas extremidades, 2.50 metros. Outro dado importante é o fato de que somente o lado mais comprido do terreno possui o acesso à rua, frente a uma área desmatada de pasto abundante, de modo que essa face do lote fica completamente exposta a vista desde o espaço público.
Os clientes
A ordem dos clientes (um casal com uma criança) era uma residência de dois dormitórios que não superaria 100m2, projetada para ser utilizada principalmente no verão e às vezes durante o ano. Ela deveria ter dois dormitórios, dois banheiros com medidas mínimas e um espaço de uso comum (com cozinha integrada) o mais generoso possível. Foi particularmente enfatizada a necessidade de importantes expansões ao ar livre. Também seria necessário um depósito para guardar diversos itens de praia.
A proposta
Sem dúvida, é a particularidade do terreno que confere singularidade a essa residência.
A topografia e a quantidade, a qualidade e a localização das árvores foram definidas como eixos das duas principais decisões do projeto: primeiro, a localização da residência tratando de conservar a totalidade das árvores existentes, e, por tanto, paralelo ao lado acessível maior desde uma das ruas e, segundo, elevar a área social e o acesso a residência respeitando a rua para criar privacidade e assim relacionar-se da forma como o ponto mais elevado do terreno. Como resultado dessas decisões parecia adequado resolver os dormitórios em duas plantas, cada qual sobre o nível médio da área social e situado perpendicularmente a