Encefalocele
PSICOLOGIA
Defeitos de tubo neural: Encefalocele
SÃO PAULO 2014
Defeitos de tubo neural: Encefalocele
Trabalho apresentado a Prof. ª Catiane Dantas, da Disciplina de Genética Humana como requisito parcial para obtenção da média semestral.
SÃO PAULO 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos resumidamente dar alguns esclarecimentos sobre uma das doenças de tubo neural que ocorre de um em cada quatro mil nascidos vivos, não possui caráter hereditário ou familiar, não há predominância entre os sexos. Estamos falando da Encefalocele; doença na qual ocorre a herniação do cérebro e das meninges por aberturas no crânio. Pode causar deficiências motoras e intelectuais graves, mas é menos freqüente.
2. TUBO NEURAL
Estrutura cilíndrica que se dispõe ao longo de todo o dorso do embrião. O tubo neural começa a formar-se a partir de células da ectoderme que se multiplicam na superfície da gástrula, na região dorsal do embrião. Nessa zona vai-se aprofundando um profundo sulco longitudinal designado goteira neural. Os bordos do sulco aproximam-se e fundem-se, formando o tubo neural que se isola da ectoderme e constitui o esboço a partir do qual se formará o sistema nervoso.
É o tubo neural a estrutura embrionataria que dará origem ao cérebro e a medula espinhal.
A formação do tubo neural começa em torno do 22º ao23º dia, induzido pela epiderme da região dorsal e pela notocorda. O tubo neural se fecha primeiramente na região medial do embrião. As extremidades