FUN ES DA AUDI O E ABORDAGENS EDUCACIONAIS L ngua brasileira de sinais
908 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANOR2 - FILOSOFIA rafael uliano (RA 1185918)
FUNÇÕES DA AUDIÇÃO E ABORDAGENS EDUCACIONAIS
FLORIANÓPOLIS
2015
rafael uliano
(RA 1185918)
FUNÇÕES DA AUDIÇÃO E ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Trabalho de graduação de curso apresentado à disciplina de Língua Brasileira de Sinais do Curso de R2-Filosofia do Centro Universitário Claretiano.
Prof. Esp. Alessandra Cristina de Matos.
FLORIANÓPOLIS
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o que é a deficiência auditiva/surdez e refletir sobre ela, compreendendo e identificando as abordagens educacionais e suas repercussões na escolarização dos surdos. Ao mesmo tempo se quer compreender e demonstrar a importância da língua de sinais para a educação de surdos.
1. UNIDADES 1 E 2
1.1 Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:
• Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.
• Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.
• Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.
• Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.
• Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.
De acordo com cada função da audição citadas anteriormente, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.
• Localização e identificação: orientação dentro de um aeroporto nas chamadas para embarque em portão alterado; numa abordagem policial,