SLIDES 1 NO O DE GRUPO
VÂNIA TATAGIBA
A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros grupos sociais.
É através dos grupos que as características sociais mais amplas agem sobre o ser humano.
Grupo familiar aprenderá a língua de sua nação.
A partir daí, este aprendizado possibilitará seu ingresso em outros grupos sociais e sua participação nas determinações que agem sobre ele. As relações sociais ocorrem, inicialmente, no grupo familiar, um estágio de preparação para participar, mais adiante, das relações sociais mais amplas.
RELAÇÕES SOCIAIS
A preparação do indivíduo significa, ao longo de sua existência, “que ele irá internalizar, apropriar-se da realidade objetiva”, e esta será fundamental na sua formação psíquica, um processo em permanente construção.
O GRUPO
Supõe um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizado com o propósito de atingir um objetivo imediato ou mais a longo prazo.
O imediato pode ser, por exemplo, fazer um trabalho escolar e, a longo prazo, editar um jornal impresso para a turma.
A realização do objetivo impõe tarefas, regras que regulem as relações entre as pessoas (normas), num processo de comunicação entre todos os participantes e o próprio desenvolvimento do grupo em direção ao seu objetivo.
O que distingue um conjunto de pessoas de um grupo, ou seja, um sistema humano?
Sistema humano - conjunto de pessoas capazes de se reconhecerem em sua singularidade e que estão exercendo uma ação interativa com objetivos compartilhados.
Grupo humano – é caracterizado pela interação entre seus membros
grupos e sistemas humano são equivalentes.
AGRUPAMENTO
Por "agrupamento" entendemos um conjunto de pessoas que convive partilhando de um mesmo espaço e que guardam entre si uma certa valência de inter-relacionamento e uma potencialidade em virem a se constituir como um grupo propriamente dito.
AGRUPAMENTO
GRUPO - SISTEMA HUMANO
Ex: O conjunto de pessoas que viajam em um