Residuos na construção civil
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo abordar a questão dos resíduos desperdiçados na construção civil. Sabe-se que a sustentabilidade é imprescindível para a sobrevivência de todos. Assim sendo, é necessário tratar das diferentes formas de reaproveitamento e seus benefícios para a construção e para a sociedade bem como verificar a possibilidade de haver uma redução na quantidade de materiais utilizados nas obras.
PALAVRAS CHAVE: Resíduos sólidos. Construção Civil. Reciclagem.
ABSTRACT
This study aims at discussing the question of building waste matter. It is true that sustainability is vital for human beings. So, it is necessary to deal with different forms of recycling and their benefits for building activity and society as well as identifying the possibility of reducing the amount of material used.
KEYWORDS: Solid waste. Building activity. Recycling.
1 INTRODUÇÃO No Brasil, um dos ramos que está crescendo é o ramo da construção civil. Com este progresso, a construção pode-se trazer desenvolvimento econômico e social, mas também pode prejudicar o meio ambiente, tendo em vista a grande quantidade de resíduos sólidos desperdiçados no meio durante seu processo de execução como também os restos que são danificados no recebimento, transporte e armazenamento.
Os resíduos além de provenientes das novas construções, são também gerados por reformas, destruição de casas ou edificações. Um dos motivos desse grande desperdício é a falta de conhecimento de métodos novos com o auxilio da tecnologia. No Brasil, 98% das obras ainda utilizam métodos tradicionais. (Marinho apud BUDKE; CARDOSO; DO VALE, 2011).
“O termo “resíduo sólido” diferencia-se do termo “lixo”, pois o último não possui qualquer tipo de valor, já que é aquilo que deve ser apenas descartado, enquanto o primeiro possui valor econômico por possibilitar o reaproveitamento no processo produtivo”. (Demajorovic citado por ALCÂNTARA, 2005,