Resgate de fauna
1- INTRODUÇÃO O empreendimento pretendido está localizado em duas propriedades, a Fazenda Minuana - 3842,1217 ha (figura 1) e a Fazenda Rio do Meio - 3864,6676 ha (figura 2), numa área de Cerrado, onde segundo o GEOBAHIA - INEMA é composta de três tipologias diferentes, sendo elas: Cerrado “sensu strictu”, Campos Cerrado e Veredas.
Fonte: Adaptada do GEOBAHIA – INEMA
Figura 1. Imagem contento as diferentes tipologias de cerrado da Fazenda Minuano. Fonte: Adaptada do GEOBAHIA – INEMA
Figura 2. Imagem contento as diferentes tipologias de cerrado da Fazenda Rio do Meio.
A grande região ocupada pelo Cerrado no passado, cerca de dois milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, tem se consolidado neste início do século XXI como uma fronteira de desenvolvimento capaz de sustentar um crescente aumento da produção agropastoril, fato que vem refletindo, de forma marcante, nas paisagens e populações locais. (FERREIRA, 2000)
A modernização das técnicas produtivas no campo, em especial na área do Cerrado, aliada a um acréscimo constante de investimentos financeiros subsidiados por programas e políticas oficiais, vem propiciando um avanço indiscriminado sobre a paisagem do Cerrado, o qual, tem se transformado em uma região viável na utilização pela agropecuária, decorrente de uma extensa área agricultável, facilidade de mecanização, de recursos hídricos, por estar próximos de centros consumidores, entre outros, além da desvalorização do Cerrado em seus aspectos naturais, culturais e científicos. (FERREIRA, 2000)
Estudos recentes indicam uma área aberta, superior a 85 milhões de hectares até o início do presente século, representando cerca de 48% da superfície coberta pelo Cerrado no Brasil. Esse avanço indiscriminado, sem um plano de manejo sustentado, tem ameaçado, substancialmente, a biodiversidade do Cerrado. Apesar de sua aparente uniformidade, o Cerrado guarda uma grande variedade de