Modos de produçao
Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL
Departamento de Ciências Econômicas - DECON
Disciplina: Introdução à Economia E
Professor: João Soares da Silva Filho
Aluno: João Victor Fontinele da Silva
Período: 2012.2
Modos de Produção
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Modo de produção comunista:
Na comunidade comunista, os homens trabalham em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho são propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existe a ideia da propriedade privada dos meios de produção, nem ha a oposição entre proprietários e não proprietários. As relações de produção são relações de cooperação e ajuda entre todos; elas são baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção. O Estado surge como instrumento de organização social e de dominação. Portanto, como característica fundamental, temos a não existência da propriedade privada nesta formação social, e, consequentemente, como tampouco ha classes, não ha exploração de uma classe por outra – todo mundo trabalhava por si e por todos. Este corresponde ao comunismo utópico, que em muito se associa ao modo de produção primitivo.
Modo de produção feudal:
A sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. Eles apenas os serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos. No feudalismo baseia-se na agricultura de subsistência. Ou seja, num feudo é produzido praticamente tudo do que se necessita, quase não havendo excedentes nem carências. Sendo assim, quase não há trocas, e quando elas ocorrem não há necessidade do uso de moedas. Desta forma, a economia feudal é uma economia “natural”, não monetária.