resenhas de A governamentalidade
A governamentalidade é um tema discutido no cap. XVII da obra Microfísica do Poder,nele Foucaut procede a uma analise da popupalação,que o fez chegar a questão do Governo.Passando por sua reflexões é possível perceber queo poder está a todo momento permeando suas observações.
Para Foucault,os problemas do governo se dá desde os tratados de conselhos aos príncipes da Idade Média e da Antiguidade greco-romana até aos tratados da arte de governar,que é o período que vai do séc. XVI ao XVIII : “problema do governo de si mesmo”;”problema do governo das crianças”;”problema do governo das almas e das condutas”;”problema do governo dos Estados pelos príncipes.”(Foucault,2007,p.278).Foucault vai dizer que desses problemas de governo obtem-se três tipos de governo,onde cada um deles se refere a uma forma específica de ciência ou de reflexão,são eles: “ o governo de si mesmo”,que diz respeito á moral;a arte de governar adequadamente uma família,que diz respeito á economia;a ciência de bem governar o Estado,que diz respeito á politica”(2007,p.280).
Até o séc.XVIII.a arte de governar foi travada de certa forma,por algumas situações.Passados esses entraves e bloqueios,é que se chega a um processo de desbloqueio e de avanços,de acordo com a emergência do problema da população.A população”permitirá eliminar definitivamente o modelo da família e centralizar a noção de economia em outra coisa.” A família deixa de ser modelo de governo e passa a ser instrumento fundamental para o governo da população.” Portanto,aquilo que permite a população desbloquear a arte de governar é o fato dela eliminar o modelo de família.”(Foucaut,2007,p.289).
A população não é mais vista como força do soberano,mas sim aparecendo como objetivo e instrumento do governo.Nessa perspectiva,foram os interesses individuais e coletivos que passaram a ser o alvo e o instrumento fundamental do governo.
Não foram extintas as questões que se relacionam a soberania e á disciplina,para isso