Estudante
INTRODUÇÃO
Ocupando o extremo sul da península dos Bálcãs, a Grécia tem também mais de 2 mil ilhas, que vão do mar Jônico, a oeste, até o mar Egeu e a Turquia, a leste. A porção continental faz fronteira com a Albânia, Bulgária, Turquia e Macedônia. Dos 12,2 milhões de habitantes, mais de 10% vive nas ilhas, outros 30% vivem na capital, Atenas.
1)Localização Geográfica:
Grécia européia ou continental: sul da península Balcânica Grécia Insular: ilhas do Mar Egeu Grécia Asiática: litoral da Ásia Menor Magna Grécia: colônias ao sul do Mediterrâneo
2)Povoamento da Grécia:
A partir de 2000 a.C. tribos - nômades pastoris, vindas das frias planícies da Europa Oriental: os arianos ou indo – europeus, foram chegando a Grécia e dominado a região sucessivamente nessa ordem:
Aqueus: 2000 a.C. a 1700 a.C.. fundadores de Micenas, berço da civilização creto-micênica. Eólios: 1700 a.C. a 1400 a.C.. Tessália e outras regiões. Jônios: 1700 a.C. a 1400 a.C. Ática Dórios: 1400 a.C.. Lacônia – península do Peloponeso.
3)As Diásporas:
Em 1200 a.C. os dórios invadiram e destruíram a civilização micênica. Com a conquista do Peloponeso, pelos dórios, provocou a fuga de parte dos aqueus para as ilhas do Mar Egeu e para as costas da Ásia Menor. A principal conseqüência da 1ª Diáspora foi a colonização das regiões onde os povos expulsos se abrigaram.
A principal causa da 2ª Diáspora foi o crescimento demográfico e a falta de terrenos férteis, estes fatores provocaram a emigração do povo grego, que teve como grande causa a colonização das terras banhadas pelos mares Negro e Mediterrâneo.
4)Os tempos Homéricos
a)Fontes de Consulta:
A Íliada e a Odisséia, poemas épicos atribuídos a Homero, narram, respectivamente, a guerra realizada pelos gregos contra Tróia(Ílion) e a viagem de volta de Ulisses(Odisseus) para a ilha de Ítaca.
b)Principais Características:
Período conhecido como "comunidades