Positivismo
Positivismo
A sociedade estava vivendo momentos de transformações por causa da revolução francesa e industrial. A sociedade precisava analisar e observar essas transformações para entender o que estava acontecendo e como seria o futuro dela.
O positivismo que teve como fundador August Comte veio para dar explicações a essa sociedade através das ciências naturais e sociológicas esse conceito de conhecimento é uma das bases da sociologia.
August Comte acreditava que a sociedade passava por três estados de conhecimento que foram o conhecimento teológico que tinha como base os deuses, o metafisico que tinha como base a filosofia e o positivismo que era a única que tinha o conhecimento que daria o progresso a sociedade.
O positivismo combinando com as concepções organicistas e evolucionistas acreditava que os seres humanos deveriam adequa-se a sociedade europeia, pois esta era mais evoluída por isso deveria empregar a sua sociedade em outras civilizações mesmo que esta não quisesse porque estaria levando o progresso para aquela civilização. Esse tipo de pensamento é chamado de darwinismo social que foi empregada durante a revolução industrial pelos europeus sobre a colonização da África e Ásia com fim de expandir o capitalismo europeu. Esse tipo de pensamento era discriminatório porque sabemos que não existe raça superior e inferior, existem simplesmente culturas diferentes.
Apesar do crescimento europeu havia ainda várias questões abertas naquela época, pois os explorados, camponeses, operários estavam insatisfeitos com aquele tipo de sociedade, mas para o positivismo qualquer tipo de interferência no progresso como resistência em aceitá-la ou reivindicações deveriam ser abafadas. Infelizmente várias civilizações e pessoas que não aceitaram a sociedade europeia foram mortas, famílias foram destruídas tribos e sociedades todas em nome do progresso.
O positivismo tinha um pensamento conservador e discriminatório q exaltava a raça europeia.