resenha
Baseado nos dados da produção e importação de gás natural, fora observado os estudo do modelo matemático adotado para previsão da produção de gás natural no “Plano Decenal de Expansão de Energia” elaborado pela Coopetec. Pela dificuldade em obtenção de dados para a simulação do fluxo de reservatórios, Coopetec observa as fases como; crescimento, produção estabilizada e produção em declínio modelando por funções matemáticas exponencial ou hiperbólica. Neste modelo pode-se observar todos eventos da produção, e ainda novas plataformas e/ou fechamento de poços de coleta.
Outro estudo trata da Dinâmica das Populações, que aborda a variação de números de tal população e ainda controle biológico de pragas, estratégias de pesca e crescimento de cidades. Sob a aplicação de modelos como Malthus e Verhulst, que trataram do crescimento populacional mesclado ao estudo da produção e importação de gás natural.
Ao estudo deste trabalho utiliza-se os modelos Malthus e Verhulst, pois mostram viabilidade no estudo da produção e importação do gás natural. Notados pelo balanço energético que mostra as características de crescimento populacional da importação do gás natural, ou seja dados com crescimento exponencial e as regiões de estabilização.
Através de tabelas observa-se, os dados temporais da importação e produção do gás natural. Obtidos por modelos de crescimento populacional, como equações diferenciais sendo lineares ou método dos quadrados.
Para estudar os modelos aplicados a dinâmica populacional na produção e importação do gás natural, fora utilizado o modelo de Malthus considerando as taxas