resenha
Título: Metodologia do trabalho cientifico
Capítulo: A documentação como método de estudo pessoal.
Neste capítulo do livro, o autor ressalta a dificuldade que os estudantes possuem no seu aprendizado. A forma como estão acostumados a estudarem se encontra ineficaz. Pôr o aprendizado abranger uma área bastante ampla, os alunos acabam-se perdendo, pois nos conseguem identificar e selecionar o conteúdo apropriado, tornando tudo mais difícil.
Como vivemos numa sociedade tecnológica, muitos buscam o conhecimento na internet, mas este não é o método correto. O aprendizado tem que vir totalmente do aluno, de mais ninguém. Pois tudo que ele conseguir assimilar será utilizado pelo resto da sua vida.
De acordo com o autor, a pratica da documentação e até o momento a melhor forma de assimilar o conteúdo certo. Trata-se de fixar as informações essenciais do texto, livro, revista, etc.... e agrupa-los em uma pasta de documento. Assim, quando necessitar usar determinado assunto, ele já terá as informações cruciais a sua disposição.
Existem três formas de documentação a documentação temática, bibliografia e geral. Cada um possui uma característica realmente que ajuda o estudante a aprender da forma mais rápida e bastante eficaz.
A documentação temática consiste em colocar materiais e informações relevantes para o estudo em geral ou elaboração de um trabalho especifico. A bibliografia e ficha e documentar materiais extraídos de livros, revistas, artigos e outros trabalhos. Já a documentação geral coleta e guarda materiais uteis, retirados de revistas fontes. É o caso de materiais que podem ser perdidos facilmente com o tempo, como artigos de jornal, revistas, textos, roteiros de seminários etc....