Administração – teoria e prática no contexto brasileiro
(Livro: Administração – teoria e prática no contexto brasileiro; Filipe Sobral e Alketa Peci).
01) É uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade e associada a cada alternativa de decisão está a incerteza de suas consequência e impactos.
- Porque cabe ao administrador tomar decisões sobre todos os aspectos da vida de uma organização, o que abrange as quatros funções da administração e todas as áreas funcionais da empresa.
02) Decisões Programadas: soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle.
Decisões não-programadas: soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua.
- Uma decisão implica a escolha de uma alternativa em detrimento de outras. Por essa razão, os administradores devem avaliar essas alternativas, o que muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suas consequências e sues impactos na organização. Cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completa certeza à completa incerteza de acorda com a disponibilidade de informação sobre cada alternativa e seus resultados.
03) >Política: orientações genéricas sobre como proceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas; apenas estabelecem parâmetros de atuação, não indicando uma solução específica; contêm alguma ambiguidade, deixando espaço para a interpretação do tomador de decisão. >Procedimento: série de etapas sequencias e inter-relacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada. Depois de identificar a situação, o administrador deve apenas executar a sequencia de passos predefinidos. >Regra: normas explícitas sobre como o administrador deve proceder perante uma situação estruturada. São bastante