Administração – teoria e prática no contexto brasileiro
Disciplina 2030EC1
Questões do capítulo 1 “Administração – teoria e prática no contexto brasileiro” e texto sobre o atual contexto da empresa Vale
Professor Vágner Cavenaghi
Guilherme Mendes Gaspersen – R.A.: 11012201
Gustavo Eduardo Rotta – R.A.: 11010321
Questões para discussão
1) São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los e são eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam ara alcançar objetivos comuns.
Administração é um processo que consiste na coordenação e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
2) A eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. Já a eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, ou seja, implica em escolher os objetivos certos e atingi-los. A eficácia é mais importante, pois sem ela a organização não consegue realizar o seu propósito. Mas ambas se completam.
3) As quatro funções básicas são: Planejamento, organização, direção, controle. As quatro funções tem uma relação interdependentes, mas não de forma sequencial, ou seja, uma interage com a outra sem uma ordem para isso.
4) À medida que se sobe na hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos, pois suas atividades estão mais relacionadas com o estabelecimento de objetivos e estratégias, e menos com liderança e a motivação dos subordinadas na execução de alguma tarefa.
5) As áreas funcionais da organização são:
Área de produção ou de operações: o sistema de operações é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização, representando o modo como esta transforma