RESENHA
FORD, A. L.; WILLIAMS, J. A.; SPENCER, M.; MCCAMMON, C.; KHOURY, N.; SAMPSON, T. R.; PANAGOS, P.; LEE, J. M. Reducing Door-to-Needle Times Using Toyota’s Lean Manufacturing Principles and Value Stream Analysis. Stroke, vol:43 fasc:12 pág:3395-8, ano 2012.
Conceitos de Lean Manufecturing para reduzir o tempo de Door to Needle no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Agudo
Este artigo apresenta a aplicação de uma ferramenta de Lean Manufecturing (Produção Enxuta), o Value Stream Analysis (VSA), para reduzir desperdícios e diminuir o DNT (Door-to-Needle Time) no tratamento de pacientes de um hospital, acometidos de Acidente Vascular Cerebral Agudo (AVC), usando o tPA (Ativador do Plasminogênio Tecidual).
O Lean Manufecturing é um modelo de produção criado por Taiichi Ohno, nos anos 50, que tem como principal função identificar e eliminar (ou minimizar) desperdícios ao longo de um processo produtivo, deixando somente as atividades que agregam valor ao produto. Os 7 principais desperdícios (ou “mudas”, em japonês), por ele classificados, são:
• Produção em excesso
• Tempo de espera
• Transporte e movimentação
• Superprocessamento
• Estoque
• Produtos defeituosos
• Movimentos desnecessários
No tratamento de pacientes com AVC, a rapidez na administração da tPA é de suma importância para as chances de cura do indivíduo. Aplicando-se o VSA, identificou-se, no processo de entrada do paciente no hospital até a administração da tPA (Door-to-Needle) três grandes desperdícios: (1) movimentação desnecessária do paciente, movendo-o para o quarto, depois para o CT (Tomografia Computadorizada) e depois para o quarto novamente; (2) grande quantidade de trabalho burocrático; (3) esperas para resultados laboratoriais.
Feita esta avaliação, um novo protocolo de atendimento foi elaborado e as seguintes mudanças foram aplicadas.
(1) Movimentação do paciente diretamente para o CT, depois para o quarto.
(2) Uso de fluxos de trabalho paralelos,