Resenha "O Principe"
Instituto de Economia
Ciências Econômicas
Introdução às Ciências Sociais
Resenha sobre o livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel
Sobre o autor:
Nicolau Maquiavel, ou Niccolò di Bernardo dei Machiavelli (em italiano), nasceu em 3 de maio de 1469 em Florença e morreu em 21 de junho de 1527, também em Florença. Foi historiador, poeta, filósofo, diplomata e músico da era da Renascença. Maquiavel serviu na administração da República de Florença, de 1498 a 1512, na segunda Chancelaria e como secretário do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libertà et Pace), a instituição que tratava da guerra e da diplomacia. Após a queda de Soderini do poder, e a volta de Médici ao poder, Maquiavel foi demitido do cargo público sob acusação de ser um dos responsáveis por políticas anti-Médici e a favor do governo de Soderini. Posteriormente, foi preso e torturado sob alegação de conspiração contra o governo e após 22 dias obteve anistia, porém ao ser liberto se exilou durante anos em São Cassiano, cidade pequena próxima de Florença. Durante o exílio escreveu a maior parte de sua obra, da qual se destaca "O Príncipe" de 1513 (embora só publicado em 1532).
Dentre suas principais obras podemos destacar:
- O Príncipe (1513);
- A Arte da Guerra (1519-20);
- Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1513-21);
- A Mandrágora (1518);
É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, devido suas obras sobre o Estado e governo, a partir da visão real sobre fatos e acontecimentos.
Sobre a obra:
“O Príncipe” pode ser considerado a principal obra de Maquiavel, foi lançada em 1532, apesar de ter sido finalizada em 1513. Nela o autor instrui qual deveria ser o comportamento do príncipe com relação a seus súditos, baseando seus argumentos nos acontecimentos de reinos próximos e/ou históricos. Nele há uma série de ensinamentos de experiências para que o príncipe não passe por situações similares as já