Resenha o pequeno nicolau
Filme Le Petit Nicolas dirigido por Laurent Tirard, em setembro 2009, adaptado da obra homônima de Jean-Jacques Sempé e René Goscinny, de 1959.
Apresentação:
O filme conta a história de um garoto de aproximadamente 8 anos, chamado Nicolau, que leva uma vida tranquila e é amado por seus pais e mimado por sua mãe. Tudo corre bem até que se surpreende com uma conversa entre seus pais que o faz achar que sua mãe está grávida, e assim como ocorre na história de O Pequeno Polegar, ele acredita que quando seu irmão nascer seus pais o abandonará na floresta. Descrição:
A história acontece no dia-a-dia de Nicolau entre sua casa e escola, o ponto de vista infantil é dominado durante todo o filme, demonstrando sua pureza, inocência e lógica diante dos seus problemas. Apesar de abordar também a lógica dos adultos, o filme foca na pureza das crianças.
Conteúdo:
A história inicia quando a professora de Nicolau pede à classe que seja feita uma redação contando o que os garotos querem ser quando crescer. Para Nicolau é muito fácil imaginar o que seus amigos querem ser quando crescerem, porém para ele, que considera sua vida muito legal, ele apenas não quer que ela mude. Nicolau não quer crescer. Ao ouvir uma conversa de seus pais, onde ele acha que sua mãe está grávida, a preocupação toma conta do pequeno, que acredita que seus pais não te darão atenção e o abandonarão na floresta, como acontece na história de O Pequeno Polegar.
O medo e a certeza da gravidez da mãe aumentam com a descrição dada por seu amigo da escola sobre o “comportamento estranho” de seus pais, Nicolau passa a reparar no tratamento entre seu pai e sua mãe e percebe que ambos estão muito carinhosos um com o outro, logo em seguida ele nota a ausência repentina de seu amigo que acabou de “ganhar” um irmão. Ele e seus amigos da escola acreditam que o coleguinha tenha sido abandonado na floresta. Nicolau entra em desespero e decide por fazer de tudo para agradar sua mãe, compra-lhe