Meu pequeno Hans
Resenha
Filme “Meu Pequeno Nicolau”
Paulo Pinheiro Valery Resenha apresentada à Sociedade
Paulista de Psicanálise, como parte das exigências para a conclusão do
1º semestre do Curso
Livre de Formação em Psicanálise.
Professor responsável:
Taís Ranali de Carvalho Pinto
São Paulo – SP
2013
Obra:
Filme O Pequeno Nicolau dirigido por Laurent Tirard, em setembro 2009, adaptado da obra homônima de Jean-Jacques Sempé e René Goscinny, de 1959.
Apresentação:
O filme conta a história de um garoto de aproximadamente 8 anos, chamado Nicolau, que leva uma vida tranquila e é amado por seus pais. Tudo corre bem até que ele se surpreende com uma conversa entre seus pais que o faz achar que sua mãe está grávida, e assim como ocorre na história de “O Pequeno Polegar”, ele acredita que quando seu irmão nascer seus pais irão abandoná-lo na floresta. Descrição:
A história acontece no dia-a-dia de Nicolau entre sua casa, escola e brincadeiras infantis, e o ponto de vista da criança é dominado durante todo o filme, demonstrando sua pureza, inocência e lógica de comportamento diante da resolução de seus problemas. Apesar de abordar também a lógica dos adultos, o filme foca na criatividade, adaptabilidade e pureza das crianças.
Conteúdo:
O filme começa quando a professora de Nicolau pede aos alunos que façam uma redação contando o que os garotos querem ser quando crescer. Para Nicolau é muito fácil imaginar o que seus amigos querem ser quando crescerem, um político, outro empresário,.... porém para ele, que considera sua vida ótima, apenas quer que ela continue como está. “Nicolau não quer crescer”, quer continuar criança. Ao ouvir uma conversa de seus pais, ele passa a acreditar que sua mãe está grávida e a preocupação toma conta de Nicolau, que acredita que seus pais não lhe darão atenção e o abandonarão na floresta, como acontece na história de “O Pequeno Polegar”.
O medo e a certeza