Resenha do filme o pequeno nicolau
Nicolau também tem uma imagem distorcida de valores familiares. As constantes discussões entre seus pais e os ensinos machista do patriarca constrói na criança um desenvolvimento intelectual (cognitivo) de que não é boa a convivência com meninas, e que eles (os homens) não precisam delas (mulheres) salvo para as atividades domésticas.
Os seus pais tem motivações de realização totalmente diferentes. Enquanto o Pai trabalha incessantemente para suprir as necessidades do lar, a mãe não é motivada para tal, desenvolvendo apenas o papel de matriarca e dona de casa.
Entende-se por motivação de realização os incentivos que despertam no ser estímulos para desenvolver determinadas tarefas, motivando-o na execução (DAVIDOFF, 2001).
No exemplo em questão têm-se três realidades. A criança sem motivação futura, totalmente dependente dos pais, sem iniciativa, conforme apresentado anteriormente. O pai, totalmente motivado no crescimento profissional, almejando altos postos no trabalho, melhores salários. E a mãe é o reflexo da falta de motivação para outras tarefas (inclusive profissional), tornando-a uma mulher frustrada, sem ideais, desmotivada, cabendo-lhe apenas as tarefas domésticas.
Na narrativa encontram-se outros personagens, com suas particularidades. Enquanto um é