resenha do filme o pequeno nicolau
Nicolau é a personagem central, ele tem 8 anos e sua história se desenrola entre a escola e sua casa, entre a presença da professora e de seus pais nesta passagem da sua infância.
O personagem é uma criança que vive no meio de muitas dúvidas que é normal na sua idade, quando sua professora pergunta o que ele queria ser quando crescesse viu que a vida era tão boa, que não queria crescer, porque viu que a mãe cuidava dele com muito carinho. Então para ele tendo carinho amor e atenção não nescessita mais de nada quando no filme ele fala que a mãe dele não nasceu para outra coisa a não seja ser mãe. A fase fálica é a mais crucial para o desenvolvimento sexual na vida de uma criança de três á cinco anosde idade, Freud postula que meninos e meninas, na fase fálica, estão preocupados com as polaridades fálico e castrado e acredita que as crianças não têm nenhum conhecimento da vagina nesse período.
Para freud, o complexo de Édipo é uma etapa fundamental do desenvolvimento psicossexualda criança e ele definiu que está ocorrida nos meninos entre dois e cinco anos de idade, quando eles experimentam sentimentos intensos de ciúme, amor e ódio, que desaparecem assim que eles tenham se identificado com o pai e aprendido a reprimir seus institos sexuais. Freud indicou que o complexo de Édipo constituiria o complexo nuclear das neuroses e que a tarefa terapêutica da psicanálise consistiria em elaborar a fixação edipiana; o amor a mãe e o ódio ao pai, de modo que o indivíduo possa encontrar substitutos socialmente aceitáveis de sua mãe e , assim, reconciliar-se com seu pai, mais vale resaltar que mãe e pai pode ser qualquer pessoa que representam essas funções. O complexo de Édipo é derrubado nos meninos pela ameaça da castração que pensa que perderá seu pênis a menina acredita que a castração ocorreu,