Empreendedorismo
Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, é um termo oriundo do francês. O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.
Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.
O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações que forem atuam, modificando assim o cenário econômico.
O empreendedorismo tradicional
Usa capital próprio.
Cria toda estrutura operacional.
Maior poder de ações sobre o ambiente.
Fracasso total significa falência.
Ele é o chefe.
Monta sua própria equipe.
99 “não” e 1 “sim” significam oportunidade de sucesso.
Salário? Depende?
Intra – empreendedorismo.
Usa o capital da empresa.
Usa estrutura operacional da empresa.
Maior dependência das características da cultura corporativa.
Fracasso parcial significa apenas erro e, no Maximo, demissão.
Se reporta a um ou mais chefes.
É obrigatório se relacionar com quem já está na empresa.
99 “sim” 1 “não” significam fracasso.
Fonte: Adaptado de Pinchot (1989).
Concluir que há uma diferença entre indivíduo empreendedor e o intra-empreendedor, o primeiro depende das condições oferecidas pela empresa ou por terceiros, enquanto o empreendedor cria as oportunidades para desenvolvimento de sua criação.
Empreendedorismo Hospitalar
A função primordial do hospital, na visão de Schulz e Johnson (1976)