A ARQUIVÍSTICA E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO BRASIL
3132 palavras
13 páginas
AVM Faculdade IntegradaCurso de Gestão de Documentos e Informações
Luana Silva de Oliveira
A ARQUIVÍSTICA E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NO BRASIL
Brasília-DF
2014
Luana Silva de Oliveira
A Arquivística e os Sistemas de Informações no BRASIL
Artigo apresentado à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para a obtenção do titilo de especialista no curso de Gestão de Documentos e informações sob orientação do Professor Rogério Gonçalves de Castro.
Brasília-DF
2014
RESUMO
Num mundo onde a informação em tempo real é a palavra de ordem, hoje no Brasil a maioria das instituições sejam elas públicas ou privadas têm investido cada dia mais em sistemas informatizados para melhorar os fluxos de trabalho e otimizar a gestão de documentos e informações.
É inegável que esses sistemas facilitam a comunicação e o controle das atividades, mas é preciso antes de qualquer coisa, fazer um estudo aprofundado das necessidades de informação, para que não haja retrocessos e nem investimentos mal feitos.
Esse artigo pretende mostrar as diferenças entre a Arquivística, a Ciência da Informação e os sistemas de informação, sua aplicabilidade e a interdisciplinaridade entre as partes.
Palavras-chave: 1) sistemas de informação; 2) arquivística; 3) documentos eletrônicos; 4) ciências da informação.
ABSTRACT
In a world where real-time information is the buzzword today in Brazil most institutions whether public or private they have invested increasingly in information systems to improve workflows and optimize the management of documents and information.
It is undeniable that these systems facilitate communication and control of activities, but it is necessary before anything else, make a thorough study of the information needs, so there are no setbacks nor bad investments made.
This article aims to show the differences between the Archivist, Information Science and Information Systems, its