resenha O monge e o executivo
Hunter, Jammes C.
O livro o monge e o executivo relata a história de John Daily, um executivo bem sucedido, com a vida aparentemente equilibrada, dois filhos, esposa, um boa posição dentro de seu local de trabalho, que sem se dar conta vê que toda a sua estabilidade está se desmoronando e não consegue entender o porquê que isto anda acontecendo. Seguindo o conselho de sua esposa ele procurou o pastor de sua religião e este o sugeriu que passasse uma semana num mosteiro, para tentar reorganizar a sua vida. A história passa-se nesse lugar. Local de instalações simples e com uma programação cheia de atividades e momentos para refletir e descansar. Para se aproveitar bem essa oportunidade no mosteiro é necessário exercitar bem a humildade, a paciência e a atenção a tudo o que se passe naquele contexto.
O escolhido para exercer o trabalho com o grupo no mosteiro é Simeão, que através de suas palavras e atos tenta explanar com clareza as definições de poder e autoridade. O poder é existe quando um pessoa é obrigada a fazer uma coisa, mesmo sem sua vontade por causa da influência ou da coação, enquanto a autoridade faz com que as pessoas façam a sua vontade através da sua influência. Para ser um verdadeiro líder é preciso aprender a lidar com pessoas. Coisas é que são gerenciadas. Os principais aspectos dos líderes são saber ouvir, estar atento ao que se passa em sua volta, ser ético e cumprir com os aspectos legais estabelecidos.
Liderar é executar as tarefas, criando laços de relacionamentos, e estabelecendo confiança, criando um ambiente saudável, tendo como base a qualidade e o caráter, levando em consideração as ações, as responsabilidades e emoções que envolvem aquele grupo.
Para sermos bons líderes é preciso sermos bons ouvintes, não interromper a ideia alheia. Interromper a fala do doutro demonstra que não se está ouvindo realmente e nem está dando importância à sua opinião.