Defeitos nos materiais
NL = N. Exp(-Qv(carga de ativação)/KT)
AUTO-INTERTICIAL eh um atomo do cristal posicionado em um sitio interticial que em circustancias normais estaria vago.
IMPUREZAS existem em todas as estruturas e sao classificadas como: substitucionais e interticiais.
SOLUÇOES SOLIDAS é obtida com a adição intencionais. Esta adição deve mater a estrutura cristalina e evitar a precipitação de outra fase. Sao classificadas em substitucionais e interticiais.
DEFEITOS DE LINHA podem ocorrer pelos deslocamento de planos de atomos em relação aos planos paralelo adjacentes.
CLASSIFICAÇÃO DAS DESCORDANCIAS
DISCORDÂNCIA EM CUNHA: Características principais: Pode ser entendida como um plano extra de átomos no reticulado que provoca uma imperfeição linear.
Vetor de Burgues (b) representa a magnitude e a direção da distorção do reticulado A magnitude desta distorção normalmente tem a ordem de uma distância interatômica. Na discordância em cunha o vetor de Burgues é perpendicular a linha de discordância (plano extra)
DISCORDÂNCIA EM HÉLICE:
A discordância em hélice pode ser imaginada como sendo o resultado da aplicação de uma tensão de cisalhamento. O vetor de Burgues é paralelo a linha de discordância A-B.
DISCORDÂNCIAS MISTAS: Na verdade os materiais metálicos só apresentarão discordâncias mistas, entretanto como estas discordâncias são complexas, é mais fácil estuda-las como misturas de discordâncias de discordâncias em cunha e hélice.
IMPERFEIÇÕES DE SUPERFÍCIE Os defeitos superficiais são defeitos bidimensionais ou interfaciais que compreendem regiões do material com diferentes estruturas cristalinas e/ou diferentes orientações